segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÂO


ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
TEMA: Memória da história da comunidade
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: História e Língua Portuguesa
TURMA: 4°/5° Ano
TEMPO: 04 aulas
OBJETIVOS: Conhecer a história da comunidade através de relatos de moradores mais antigos, oportunizando aos alunos explorar o conhecimento através de outras fontes de informações. O objetivo com isso, é que os alunos percebam o passado e o presente da comunidade contido nas informações.
ESTRATÉGIAS: Etapas de desenvolvimento
Aula 1
- Formação de uma roda de conversa, sendo apresentado o tema a ser trabalhado e de sua importância para cada educando e para a comunidade.
- Provocar os (as) educandos (as) sobre o que sabem da história da comunidade, como por exemplo: a residência mais antiga, a qual família pertencia ou pertence, quantas famílias residem no momento, às transformações ocorridas, e outras questões dos próprios educandos que poderão surgir (deixá-los à vontade...).
- Todas as informações suscitadas serão registradas pelo professor (a), pois será uma fonte complementar a ser utilizada posteriormente.
- Elaboração de um roteiro de perguntas para entrevistas com os moradores da localidade, podendo ser explorado: há quanto tempo residem na localidade, às mudanças ao longo dos tempos, os acontecimentos marcantes, etc.
Aula 2
- A turma será dividida em equipes;
- Nessa etapa os alunos farão a pesquisa de campo para coletar dados através de relatos de moradores mais antigos;
- Os alunos poderão conseguir emprestado, objetos ou fotografias que ajude a recontar a história dos moradores entrevistados, ampliando a visão da história da comunidade.
Aula 3
- É o momento de organizar as informações obtidas. A proposta será a construção de um texto coletivo a partir dos dados coletados desde a primeira aula.
Aula 4
Apresentação da produção dos alunos na escola com a presença dos participantes da pesquisa e da comunidade local.
AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo de desenvolvimento das estratégias, a aprendizagem dos alunos será acompanhada pelo desempenho e participação nas atividades sugeridas pelo professor, levando sempre em consideração as dificuldades, se caso seja diagnosticada em relação ao processo de leitura e escrita, ou outras necessidades.

Um comentário:

  1. Objetivo mal formulado;
    na 3ªaula, poderias propor a produção de materiais mais ilustrativos que um texto. Considerando a visita da comunidade prevista para a última aula.

    ResponderExcluir